-
Arquitetos: Helen & Hard , dRMM
- Área: 14250 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Sindre Ellingsen, Njål Undeheim, Aeroview
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Arkos, Trespa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Rundeskogen é uma colina arborizada que conecta três centros de cidades na costa oeste da Noruega.
A região é dominada por pequenas casas unifamiliares, o que cria um contexto que acentua o contraste entre o entorno e o volume dos edifícios projetados. A densidade e a concentração do projeto foi definida de forma a manter a distância requerida de um recém descoberto túmulo viking, localizado na mesma colina.
O projeto dos Edifícios de Apartamentos Rundeskogen consiste em três torres com 113 unidades no total, variando de tipologias entre 60 e 140 metros quadrados, sendo que a torre mais alta tem 15 pavimentos. A estrutura do core central do edifício é de concreto, enquanto algumas partes são feitas de madeira. Originalmente as três torres foram projetadas para serem de madeira, mas, devido ao desejo do cliente de construir de forma mais convencional, a solução foi fazer uma estrutura híbrida de madeira e concreto.
Uma importante característica do projeto foi balancear o gabarito do edifício com generosas e amplas áreas verdes no piso térreo. Pra minimizar o impacto das torres, e manter a vista para os fiordes vizinhos, os primeiros andares dos apartamentos foram descolados do solo e colocados em balanço, sustentados pela estrutura central. Isso cria espaços externos cobertos no térreo.
O projeto se organiza a partir de um elemento central estrutural em forma de estrela, no qual os braços são estendidos como paredes de separação entre os apartamentos. A forma prismática da planta dos apartamentos é derivada da otimização do projeto, de acordo com as vistas do entorno e da iluminação do sol, bem como a criação de enquadramentos diagonais entre e ao redor das torres. O resultado oferece qualidades volumétricas, como a percepção da luz e da sombra, que mudam gradualmente ao redor das fachadas em um efeito que é ainda mais enfatizado pelos painéis triangulares que refletem a luz conforme se transita e observa o edifício. No piso térreo, os elementos estruturais deste núcleo espalham-se como raízes que integram locais de encontro e sociabilização, espaços de treino, generosos halls de entrada e espaços de estar coletivo.
Internamente cada apartamento tem um jardim de inverno integrado, o qual é totalmente protegido por painéis de vidro totalmente isolados, mas que permitem um uso flexível durante todo o ano. Outros recursos ambientais também incluem: coletores solares no telhado, recuperação de calor de água cinza e bombas de calor de fonte subterrânea que fornecem aquecimento.
Além disso, cada apartamento comprado vem com uma bicicleta complementar e os proprietários recebem também sua própria árvore frutífera.